Saraiva

Carlos Chiarelli - 1988


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Alberto Gomes Chiarelli (Pelotas, 3 de maio de 1940) é um advogado, professor e político brasileiro. Foi deputado federal, senador pelo Rio Grande do Sulministro da Educação e ministro extraordinário para Assuntos de Integração Latino-Americana no governo de Fernando Collor.

Biografia

Filho de Matteo Salvador Chiarelli e Maria Gomes Chiarelli, é advogado com especialização em Direito do Trabalho pelas universidades de Madri, Roma e Colônia. Membro do conselho diretor do Fundo Nacional de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL), foi Secretário do Trabalho e Ação Social do Rio Grande do Sul e a seguir Secretário das Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho.
Eleito deputado federal pela ARENA em 1978, integrou o secretariado do governador Sinval Guazzelli em seu último mês de mandato. Filiado ao PDS, foi eleito senador em 1982 com 1.271.572 votos, barrando a reeleição de Paulo Brossard, candidato pelo PMDB. Com a fundação do PFL foi escolhido líder do partido no Senado.
Não disputou um novo mandato para a Câmara Alta do país em virtude de ter sido nomeado ministro da Educação pelo presidente Fernando Collor, exercendo o cargo de 15 de março de 1990 a 22 de agostode 1991, sendo remanejado para o Ministério Extraordinário para Assuntos de Integração Latino-Americana, rebatizado pela imprensa de Ministério do Mercosul, onde permaneceu até 24 de janeiro de 1992.
Declarou, como Ministro da Educação, no Brasil, "os professores fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem e o governo finge que controla", demonstrando grande crítica ao governo, ao aluno e ao sistema de ensino, qual seja, uma incompetência tríade.

Fonte de pesquisa

  • Almanaque Abril 1986. 13ª edição. São Paulo, Editora Abril, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário